UFSM amplia subsídio do transporte público para estudantes com Benefício Socioeconômico ativo

UFSM amplia subsídio do transporte público para estudantes com Benefício Socioeconômico ativo

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nesta terça-feira (29) que irá ampliar o subsídio do transporte coletivo para os alunos com Benefício Socioeconômico (BSE) ativo. Antes, a instituição, por meio da assistência estudantil, custeava 50% da passagem dos beneficiados que precisam se deslocar para atividades acadêmicas presenciais. Para o segundo semestre deste ano, a cobertura passa a ser de 100%, ou seja, duas passagens por dia (ida e volta). É possível solicitar o auxílio a partir de 5 de agosto, por meio do Portal Estudantil da universidade.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O período de inscrição segue até 10 de novembro. O edital completo com todas as informações sobre o auxílio está disponível no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE): www.ufsm.br/pro-reitorias/prae. Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (55) 99139-7900.

A medida contempla estudantes presenciais de graduação, Ensino Médio ou Técnico da UFSM que possuam o BSE ativo, para a permanência estudantil e a equidade no acesso à educação. Cada estudante passa por uma avaliação se está dentro dos critérios socioeconômicos necessários do programa. A instituição ainda reforça que o dobro de subsídio, representa também o dobro de comprovação do uso do valor no transporte coletivo.

Em detalhes

O edital publicado informa que a instituição pagará o valor calculado 100 dias letivos previstos para o semestre, com base na tarifa atual e com desconto. Atualmente, após último reajuste, a tarifa para o público estudantil está R$ 3,25 utilizando o cartão recarregável.


Benefício Socioeconômico

O programa é destinado para estudantes de cursos presenciais com renda familiar de até um salário mínimo nacional, ou seja, R$ 1.518,00 por pessoa. Ao ingressar no programa, o/a estudante tem a garantia de:

  • Gratuidade das refeições (café da manhã, almoço e jantar) nos Restaurantes Universitários da UFSM, conforme Resolução UFSM 029/2016;
  • Participação nos editais dos processos seletivos para ingresso no Programa de Moradia Estudantil da UFSM, conforme Resoluções UFSM 023/2014 e UFSM 025/2014;
  • Participação nos editais dos processos seletivos para o Auxílio Transporte;
  • Participação nos editais dos processos seletivos para o Auxílio Material Pedagógico, conforme Resolução UFSM 035/2013;
  • Acesso ao atendimento odontológico disponível para estudantes do campus de Santa Maria;
  • Participação em demais editais referentes a auxílios proporcionados a partir da Política Nacional de Assistência Estudantil.




Saiba mais no site da instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM oferece cursos de língua Kaingang e Guarani; inscrições são abertas ao público geral Anterior

UFSM oferece cursos de língua Kaingang e Guarani; inscrições são abertas ao público geral

Escolas já podem agendar visitas para a 12ª edição do Descubra UFSM Próximo

Escolas já podem agendar visitas para a 12ª edição do Descubra UFSM

Educação